O Papel das fibras na alimentação!


As fibras alimentares são de extrema importância para nossa alimentação, pois além de melhorarem o funcionamento do intestino, podem reduzir o risco de desenvolvimento de algumas doenças crônicas como: Acidente vascular cerebral, hipertensão arterial, diabetes e doença arterial coronariana.

Além disso, o aumento no consumo de fibras também melhora os níveis de colesterol no sangue, controla a glicemia em pacientes com diabetes, auxilia na redução do peso corporal, e atua na melhora do sistema imunológico.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda o consumo diário de 25g de fibra.
As fibras são classificadas em dois grupos, de acordo com o seu perfil de solubilidade (fibras solúveis e insolúveis).

As fibras solúveis são encontradas principalmente em frutas e verduras, mas também em leguminosas e cereais como aveia e cevada. Elas se ligam a água e formam géis , que retardam o esvaziamento gástrico e diminuem o ritimo de absorção de glicose e colesterol.

As fibras insolúveis são encontradas principalmente em verduras, farelo de trigo, arroz e grãos integrais. Elas não se dissolvem em água, aumentam o peso e maciez das vezes, aumentam a frequência das evacuações e reduzem a constipação intestinal.

Para que possamos garantir quantidades adequadas das fibras solúveis e insolúveis, e nos beneficiar de todas as suas ações no nosso organismo, vale ressaltar que a alimentação deve ser bem variada e equilibrada, contendo frutas, verduras, legumes, grãos e farelos.

Quando o consumo de fibras é insuficiente por algum motivo , faz-se necessário o uso da suplementação. Essa deve ser sempre prescrita e avaliada por um nutricionista.

× Marque sua consulta